quarta-feira, 16 de abril de 2008

O mito,o conceito,minha traição.

Não há nesse mundo pessoa que me faça entender o que eu quero entender sobre um momento único que ela tenha vivido. Um único momento de uma pessoa. Só,só isso que eu peço. Mas eu minto.
Não é só isso que eu quero entender,porque eu sei,conhecendo-me desde 1990,que se eu desejo compreender um único mísero momento de alguém,terei que entender todos os míseros e pseudo excitantes momentos de tal. Um momento não condiz com o outro,a mente não é a mesma. O sentimento não é o mesmo e é isso que me incomoda: o ser humano não ser constante. Não há uma fórmula tosca que determine o que se passa numa mente cruelmente sã de uma menina chorando por causa de uma palmada na bunda,nem de algum momento rápido de um olhar entre duas pessoas que se encontram no aeroporto;porque eu sei,que dali um minuto tudo já não é o mesmo,o desejo é outro,o humor amargamente modificado. Ah! senhores do tribunal,isso me corroe por dentro. E se eu tivesse certeza de alguma coisa? E daí? Eu também não faria absolutamente nada...sentaria no sofá e beberia um capuccino gelado polvilhado de canela e depois sentaria aqui nessa cadeira(tão velha quanto a idade de meu pai já morto)e escreveria que a essência humana continua,e continuará para todo o sempre, corroendo a própria essência de egoísmo e não-libertação.
E sabe o que ando fazendo? Lamentando a minha própria existência. Depois de uma conversa com meu professor de português (o primeiro contato que tive com ele),discutindo sobre Mitos e no que um ser humano se apóia nessa sua vida incalculável e enigmática,vi que todo mundo é absurdamente a mesma porcaria de interrogação. E senti-me (depois de uma citação rápida) como uma Macabéia ( a própria de Clarice Lispector),reduzindo-me a nada com direito nenhum sobre qualquer coisa nesse mundo. Aliás, tenho assim,uma admiração escondida por ele. Ele é um professor deveras muito bom e tem alguma coisa nele que me chama a atenção. E até contrastanto com meu ex-professor de português,há nos dois um lado muito interessante e adverso: um é velho e fanático católico(como mesmo percebi depois de uma comparaçãozinha meia boca),seguindo seus conceitos arcaícos,porém de muito valor,creio eu...com uma visão idealista e caótica;o outro mais jovem e católico não-praticante(não posso afirmar essa parte),porém com uma visão mais aberta e simples de se entender. Nossa,percebi agora,um pouco mais,essa diferença entre eles e me alegro,por um momento não tão saudoso,por conseguir entender pouco,muito pouco sobre alguém.
Eu tenho direito a alguma coisa? Tenho o direito de comer cachorro quente e coca-cola e não vomitar,por achar que não devo desperdiçar? Ah,que papo mais inútil.
Que prisão,meus senhores condenados.
Esqueci de dizer,que,em alguns pontos eu e o meu professor temos idéias muito parecidas...que eu havia há muito pensado porém,nunca discutido. Era sobre isso mesmo,de se apoiar em algo...seja em Deus,em deuses,em uma garrafa...e eu acabei de perder meu raciocínio devido um incidente incomodo do telefone tocando,onde fui apressadamente atender e ouvi a voz da minha mãe que começou,sem mais nem menos com seu sermão.
Vou trabalhar na roça e esquecer toda essa vida ingrata.
Vou limpar casas e cuidar de crianças. Mentira...o que eu queria mesmo era vender sorvete na rua,porque sempre achei uma experiência muito engrandecedora (embora não me veja nisso o resto da minha vida). Abomino esse sistema capitalista,que me deixa ainda mais pressionada entre quatro paredes. E como tudo é uma questão de ponto de vista,creio que agora o meu é desfavorável e odioso para com esse sistema. Embora também,seja muito chato ver que a outra pessoa anda com o mesmo carro que você. É a vida,um pé lá outro cá.O meu corpo está inteiro para algum lugar que eu simplesmente desconheço.
Preciso encontrar o equilíbrio e não mais reprimir meus desejos. São eles que estão me corrompendo. E sei...é o meu próprio desejo que trai os meus próprios conceitos conservadores.
Sei que é deliciosamente gostoso sentir os cílios de alguém,assim como é bom saber matemática(nem que seja o mínimo) um dia da sua vida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei o post!

Já que estamos falando da arte de sonhar,

dêem uma olhada neste video do youtube

http://www.youtube.com/watch?v=hyaX3JgPLVk,

ou acesse o site www.meus3desejos.com.br.

Tenho certeza que vocês irão gostar.

Abs.