quinta-feira, 24 de abril de 2008

Meus dezoito anos

"Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras,
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!
Como são belos os dias
Do despontar da existência!
— Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é — lago sereno,
O céu — um manto azulado,
O mundo — um sonho dourado,
A vida — um hino d'amor!
Casimiro de Abreu
Ahhh,que dia envelhecidamente nostálgico e maior. Meu aniversário. Meu...exclusivamente. Quase duas décadas de existência distorcida e absolutamene real. E eu,num sono profundo por acordar mais cedo,penso que o dia não acabou nem teve festas com os passarinhos,tudo normal.Mas lá dentro de mim,na transição já projetada,sinto-me borbulhando de alegria e satisfação por chegar num momento único e grandioso dessa minha vida nunca dantes experimentada (observe que uso essa frase constantemente. Muito obrigada,Camões, por essa passagem deveras muito bonicta).
Bolo? Língua de Sogra? Ham? Ah,não,meus senhores convidados...nada disso.Foi-se o tempo que eu chegava do catecismo,cansada e com fome,depois de um dia corrido (porém muito agradável),e encontrava a luz apagada e um bando de pessoas querendo rir e fazendo "shiuuuuu". E então eu,alegre (e também muito sabida daquela existência surpresa),abria a porta temendo na verdade ser nada demais quando de repente começa palmas e cantorias tradicionais. Que delícia. Que ego! E todas as crianças que eu gostava e sempre brincavam comigo na rua se faziam presentes. Meu primo,meus vizinhos,amiguinhos da igreja,minhas tias,meu pai bobalhão por me trazer sem nenhuma suspeita até o momento,minha mãe rindo para os outros,meu irmão esperando ávido o bolo e o refrigerante. Os meus avós paternos sempre estavam presentes nessas datas,e minha avó é que fazia o bolo na maioria da vezes,um bolo que só ela sabe fazer:de chocolate,coberto com morangos e confetes e mais raspas de chocolate. Deliciávamos na nossa mais aconchegante casa na minha festa surpresa. Teve até uma vez em que eu estraguei a minha festa supresa,por motivos que até hoje desconheço. Ahhh,senhores membros do júri,todos que se faziam presentes ficaram deveras muito decepcionados e isso rendeu-me xingamentozinhos de leve durante quase toda a festinha. Foi assim: cheguei,devia eu fazer uns 10 anos,( dez anos,reparem,hoje faço dezoito!Oh,o que são oito anos a mais?) e havia na frente de casa alguns carro,e eu sempre reconhecia o carro branco e redondo da minha tia;entrei e a luz estava apagada (como toda festa surpresa que se preze) . Caminhei então junto ao meu pai pelo corredor que dava para a porta da cozinha e quando abrimos a porta,eu(confesso,num tom irônico e debochado) comecei a cantar parabéns muito antes de todo mundo (risos). Ah,lembro-me agora e parece muito engraçado. Todos pararam com uma expressão desagradável e acenderam a luz e fizeram num coro nada tragédia grega: Ahhhhhhh Cássia!
Deixe-me lembrar. A única festa de arromba que eu tive,e era digna mesmo de ter (já que quando se cresce mais se é esquecida ),foi aos 6 anos. Seis anos,meu povo,uma criança adoravelmente gorduchinha com bochechas rosadas,uma saia xadrez com um sapatinho de boneca,o cabelo num rabo de cavalo charmosérrimo e uma blusinha branca. Meus pais alugaram um buffet (bifê) chamado Papo de Anjo ( muito famoso por aqui),com direito a tudo: piscina de bolinhas,discoteca,fliperama,docinhos,salgadinhos,a mesa mais enfeitada de bolo com carrosséizinhos e brigadeiros,uma garçonete com óculos fundo de garrafa e aparelho,meu irmão gordo e suado no fliperama ( só ele jogava e só saía para comer),as gêmeas idênticas na cola dos pais,muitos presentes,eu perdida e alegre no meio de tanta gente.
Antes de mais nada,lembro-me com muita alegria e orgulho de um aniversário que tive aqui em casa - parando para pensar agora,vi que eu tive muitas festinhas absolutamente bonictas. O que mais me acentua nessa minha memória saudosa é a presença do meu avô. Ele,naquela noite,foi a estrela da festa. Brincamos muito,muito mesmo,até todo enjoar de nos ver brincando.Eu,meu avô,e toda a criançada que eu adorava. Corríamos,fazíamos roda,gargalhavámos,sujávamos no chão e de vez em quando parávamos para tomar um copo de refrigerante. Ao final,nos encontrávamos em estado descabelado e suados. Depois todos diziam:"Poxa,o seu avô é o máximo,quero uma igual o seu. " E eu,contente e exclusiva por ter um superavô,gabava-me e sorria: " Ah,ele não é mesmo o melhor avô?".
Falando em avô e No Avô,hoje também,por uma coincidência irônica e absolutamente feliz,é o aniversário dele.José Pires de Oliveira. Nasci no dia em que ele comorava anos.Agora imaginem,avôs e avós de todo mundo,que presente lindo que ele não recebeu? Eu. (Parabéns meu avô querido e lindo,que possamos comemorar juntos essa data única que compartilhamos a partir daquele parto).
Hoje acordei com uma carta da minha mãe em cima da cômoda empoeirada e antiga. Foi o presente mais bonicto que recebi dela porque ela nunca havia me redigido uma carta sequer. Fiquei assustada ao perceber que a danada escreve muito bem,saudosa e nostálgica como a filha. Aniversário passado o presente mais digno de coração que recebi foi um violão quebrado (foi,foi sim o mais digno). Ainda tenho o dia todo pela frente. O sol está lindo como sempre,os pássaros no seu cantar matinal,o friozinho envolvendo meu corpo que parece ser o mesmo que o de ontem.
Felicidades? Isso é totalmente psicológico. E meu psicológico agora é de todo muito feliz. Aliás,ficar mais velha sempre tem o lado bom.

2 comentários:

AHF Campos disse...

C'est La Vie
Lágrimas de mel, sonhos e cartas em cômodas antigas, leve, alegre e triste. Eis a crônica da vida.
Tão perto, e tão próxima de seus leitores. Cássia, achoq eu todos deveriam te re-ler e conhecer esta mulher-menina tão especial. Te adoro tanto.
Tanto.
Tanto.
Tanto

AHF Campos disse...

Continuando
Minha linda, sua sinceridade me comove, as vezes não consigue ser assim, mas cada um tem seu brilho e seu valor. E o seu valor reside nesta parte tão delicada que são seus sentimentos e sua relação com o mundo.
Ah! que lindo, sua mãe escreveu uma carta. Depois me mostra alguma coisa.
Amore,
Agora estou indo trabalhar, volto amanhã para comentar os outros textos.
André.