quinta-feira, 21 de junho de 2007

A redação: Depende da Análise

Cássia Roberta A. Oliveira n°15
3° EM
Leia os textos da página 292 da sua apostila e redija um texto dissertativo de acordo com a proposta dada.

Depende da Análise
O progresso só é possível através do defeito,do erro e do desejo de aprimorar e modificar algo.
A concepção de bom só é possível pela concepção de mau,assim como para saber o que é felicidade é necessário ser/estar triste.
Há um equilíbrio entre o bem e o mal.O que é totalmente bom,porém não é muito viável.
Os iluministas eram iluministas pela concepção que tinham do Absolutismo;julgando ser um erro,ser algo de mau já que o absoluto,por ser absoluto,não tem variações,impedindo um progresso social,cultural e político.Por outro lado o Absolutismo foi um impulso para os filósofos iluministas poderem pensar à respeito.Dependendo do ponto de vista,o Absolutismo pode ser viável ou não.
É relativo.Amor e ódio são variações contrárias tão próximas que não se pode distingüi-los.Bem e mal andam juntos assim como podem andar tão separados como dois lados de uma ponte.O que faz o defeito ser bom são os olhos e pensamentos das pessoas,que progridem ou regridem através da análise.
O que leva alguém postar a redação que fez na escola? O tema. Não coloquei os textos que foram lidos para redigir o texto,pois eram três,e dois eram longos.Teve um que eu gostei mais,que se chama O defeito,de Rubem Alves.Algumas frases do texto dele:
."É o defeito que faz a gente pensar"
."O que não é problemático não é pensado"
."Você não sabe que tem fígado até o momento que ele funciona mal"
...e assim vai,senão colocarei o texto inteiro.O texto defende a importância do erro,do defeito.Assim como outro defende a crise para se chegar ao conhecimento,ao acerto,à ciência e à verdade.
Parando para pensar,é a mais pura verdade.Só nos damos conta de algo,quando isso se torna incômodo.É um processo simples.Não é questão de parar e refletir.Simplesmente acontece.Eu não paro e penso que calço sapatos,nem lembro do meu fígado (ah não ser quando está ruim,é claro) quando estou tomando banho por exemplo. Só é automático,impulso... e então quando nos incomodamos fazemos algo para melhorar,progredir,mudar,por exemplo a Revolução Francesa. Mas isso não vem ao caso. Essas coisinhas insignificantes são tão engenhosas e inteligentes.
É uma pena por minha redação ser tão "chinfrim". Foi terrível,eu não tinha idéia do que escrever,tinha pouco tempo,as pessoas na sala rabiscavam e o barulho do lápis do papel me incomodava,a professora não calava a boca mas no final saiu alguma coisa....um "angu"...mas saiu.
O propósito de postar minha redação aqui não é para dar uma nota(que eu sei que tirarei uma baixa) nem contar os errinhos gramaticais,mas o fato de o tema ser bem legal e minha falta de tempo e disposição para redigir um texto melhor sobre alguma coisa mais interessante e medíocre.Sem mais.

Um comentário:

ReBeCa disse...

adoroo vc jamanta.!!


=D