terça-feira, 16 de junho de 2009

A-T-O-A


Vou escrever que o cachorro saiu correndo, fuçou um saco de lixo e achou um osso. Um osso grande, no formato desses que passa nos desenhos. Depois ele saiu feliz, com o osso na boca e foi dormir debaixo de um banco de alguma praça central de alguma cidade pequena. E é isso. Não é metáfora, nem alegoria, nem nada.
Minha bexiga está cheia e eu estou me retorcendo para segurar meu xixi...
[2 minutos depois]... pronto.
Olhei-me no espelho e vi-me um bagaço. Cabelo sujo, pele oleosa, camiseta manchada. Tão eu mesma, talvez. O dia está frio, mas eu pareço derreter. Vi-me uns 30 anos mais velha, fritando coxa de frango e engolindo pinga barata para suportar o peso.
Mas ainda bem que foi tudo um delírio de momento, um impulso num dia frio, depois de assistir filme debaixo de um cobertor comendo pipoca.... doce. Um delírio apenas.
Minha cabeça está vazia. Sem entupimentos. Aliás, até devo ter muito o que escrever, mas está vazio. Oco...
Já se sentiu oca, alguma vez? Posso até me batucar.
Duas semanas aqui, se eu tivesse barba, ela já estaria enorme.
Duas semanas aqui, se eu tivesse coragem, estaria lá. Lá em algum lugar que não seja aqui, nem São Paulo, nem meu quarto, nem...
Duas semanas aqui e eu apenas envelheci. Aprendi algumas pequenas coisas da vida, levei alguns puxões de orelha, e até chorei. Sorri também, lembrei de alguns factos e percebi mesmo que envelheci. Eu tinha 17 anos ontem. E meus 14? 10? Que saudade.
Vi-me brincando na rua. Eu cresci. Muitas pessoas cresceram junto comigo, algumas ficaram, outras foram até a metade.... que metade, hein? Qual é o inteiro? Alguém por favor, me dê algo bem alcoólico.
Eu achei que ia falar só do cachorro comendo osso.
Se eu fosse um animal, eu seria... um panda. Lindo, em preto e branco e só dorme. Se eu fosse uma fruta, seria melancia. Verde por fora, cor de rosa avermelhado por dentro, com pintinhas pretas, tem um sabor delicioso, muita água e um cheiro muito bom.
Se eu fosse um objecto de madeira, eu seria... um baú... com cadeado.
Acho que eu precisava mesmo disso.
Se eu eu fosse uma parte do corpo, eu seria... alguma artéria, pulsa muito, muito muito, e não tem medo de sangrar. [risos]
Se eu fosse uma cor seria vermelho. Se eu fosse duas, seria preto e branco. Se eu fosse três, seria vermelho, branco e preto.
Se eu fosse uma estação seria outono
Se eu fosse um trem, seria o bala. Se eu fosse um doce, seria chocolate, meio branco, meio preto (meio amargo). E se eu fosse alguém, seria eu mesma. Com dores e sorrisos, seria eu mesma.
Se eu fosse dinheiro, seria uma nota de dois reias, por causa da tartaruga.
Se eu fosse a tartaruga, odiaria estar na nota de dois reais.
Tá bom, cansei. Num outro dia talvez, eu mude de ideia e pense ser outras coisas. Como se eu fosse uma cor seria... bege. É, mais ou menos isso.Hoje eu seria tudo isso aí, amanhã, quem sabe, eu serei 1 centavo, jogado no chão, pisado por cãezinhos levando um osso. Muito digno.

Nenhum comentário: