sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Qual será que foi o primeiro pensamento universal?

O primeiro desejo?

Aquilo que fez o mundo engrenar. Os desejos pessoais,a ligação entre as pessoas,a sequência de objetivos.
Tudo me é tão absurdo.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Cones,Cipriano,Cones

20 de outubro de 2008.

Um infantil encantador. Um rostinho belo e calmo.
Só o grito. Grito de desespero.
Segurou a minha mão.
Sugurei a sua mão.
Seguramo-nos.
Segurar.
Cego

Cego
Segurar
Seguramo-nos.
Segurei a sua mão
Segurou a minha mão
Não mais o grito desesperado.



- Arani -


Deixai-me contar que lá do sul veio um vento soprando e soprando e
caiu em minhas mãos pequenas como se fosse de um bebê.As minhas mãos.
E adormeceu durante segundos. Disse-me palavras que não se segura na mão,mas se guarda pra sempre,na mente,na saudade,no desconhecido quase conhecido de poucas horas.
Era uma criança. Mal falava. Olhava-me com olhos brilhantes e eu,em plena ternura,
agarrava-me aos meus olhos que se agarravam àqueles.

Lá do sul daqui do interior.

O que acontece é que depois,de anos e anos,crescemos .E crescemos.
Lembranças.
Não quero crescer,mas vou crescer. As minhas mãozinhas de bebê crescerão.
Os olhinhos ...
As mãozinhas...

E aí vamos ter crescido,crescido,crescido.
Anos e anos e anos.Oito anos,dez anos.
E eu vouuuuuu visitar meu passado.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

É meu e único poder


A única coisa que eu tenho realmente é esse muquifo empoeirado e solitário. Só. Unicamente num fato comprovado em cartório e assinado: Cássia Oliveira.
O resto,perco em esquinas e no tempo. O todo eu perco para os outros fatos das outras pessoas,que não me têm como componente essencial.
" ...e no final você tem que contar só com você."

Embora eu ainda não tenha chegado ao final. Bem,estou numa fase totalmente incerta do meu futuro próximo.
Aquela bolha densa de antes (ou de sempre) tomou-me conta de novo.
Quase como numa frase de Plínio Marcos: " todo mundo se arranja e eu pareço afundar na lama"
A-fun-dar. Uns parecem vir pro mundo pra sentir o peso dele mesmo em conjunto das outras pessoas que nem conhece. É um aglomerado terrível de sentimentos.

Eu não sei perder.Ou até sei,demais,que perdi o valor. Eu cansei de papos mundanos,de conceitos conservadores,de pessoas inexistentes,de pessoas que moram longe,de pessoas que nunca mais vou ver,de mim,do meu mundo,do mundo,do mundo em geral,das várias visões sobre um dado.

Mas não vou desistir sem ter chegado ao final.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Os Factos. Cap I


Chega um momento na vida em que,em razão dos fatos,a única razão de existirem é por serem justamente eles mesmos.

Os fatos serão sempre aquilo concreto, que é jogado na sua frente,na sua cabeça,como uma bigorna de desenho animado. É aí que entram os sonhos. Eles servem para amenizar a queda da bigorna. Para elipsar os fatos concretos e pesados da vida.

Queira ou não queria,decidi,olhando-me no espelho,ser franca comigo mesma. Disse-me "não" várias vezes,na tentativa de me impor alguma disciplina,algum controle que possa reger minha vida descontrolada de tempo e espaço. O que rege o ser humano,por mais liberdade subdesejada e inexistente que ele tenha,é a disciplina. São os fatos detalhados . Menos concretos,para se tornarem um todo objetivo. Um todo real cru e frio. Um vácuo.

Foi aí que tentei abrir os meus olhos, num pedaço do caminho que não se pode nem recuar e nem parar. Falei-me com todas as letras e dicção possível: " Os fatos existem por si só . Assim como as Idéias existem por si só e nos tomam conta" ...ainda não contente: " Não adianta,há coisas que não se mudam".

E então, num pingo de realidade,que não tenho há anos, senti-me um ser humano cru e frio. Na crueza e frieza boa. Libertei-me da minha liberdade individual para amarrar-me,de súbito,na liberdade universal. Uma gota num piscar de olhos. A realidade cassiana em conjunto dos faotos reais universair vai ser sempre a mesma ladainha. Assim como qualquer outra que se misture. Apenas mudam-se os nomes.

Como uma lavagem cerebral. Como uma realidade minha irrecuável. Há dias em que só nós mesmos para nos satisfazermos. Há dias em que terceiros nos parecem um bicho de sete cabeças. " Não tem ninguém que mereça ".



- Breve: O mundo dos Factos


quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Velha Infância Imortal

Mamãe não me deixava tomar banho e sair no vento. " Não saia na friagem,menino" .

Não saía mesmo. Aí mamãe disse uma vez também que tomar leite com manga faz mal,e eu nunca entendi o porquê,mas morria de medo de tomar.Nunca tomei. Talvez depois de grande eu vá saber se posso ou tomar ou não.

Eu sei que é bom ser criança porque eu sempre posso jogar vidogame depois de terminar as tarefas. Porque adulto depois que termina as tarefas não joga videogame,sempre vai dormir por causa da canseira. E eu também posso brincar com os meninos aqui da rua. Nós jogamos bola todos os dias e de vez em quando soltamos pipa. Os vizinhos às vezes nos xingam por que gritamos muito,mas isso é normal.Tem uns meninos que não sabem jogar e ficam brigando com todo mundo,então a gente fica discutindo horas pra ver quem joga melhor ou quem começa com a bola.Na escola minhas notas são boas.Até hoje nunca tirei um C. Sempre A ou B,mas nunca C. A quarta série é a mais legal. Nós brincamos de pega-pega na hora do recreio e as inspetoras ficam bravas com a gente porque não podemos correr pela escola.Sei lá,acho que têm medo da gente cair e se machucar,mas criança adora correr. Eu gosto de ser criança porque não preciso assistir jornal na tv,nem me preocupar com a bolsa de valores que sempre falam e eu nunca entendo nada. Mas eu adoro assistir o Tom e Jerry comendo sucrilhos.

Eu gosto de ser criança e ninguém entende isso,porque ser adulto é chato. E eles acham que temos que crescer pra se tornar um igual eles. Eu nunca vou crescer...só se eu puder tomar leite com manga.



quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Há tempos

Só uma palavra para quem precisa apenas de um olhar.

Aquele olhar que te atravessa e seus neurônios e sinapses paralisam num instante extasiado.



SINTONIA



É o que minhas frequências não batem.